4 dicas de planejamento de recursos de TI

4 dicas de planejamento de recursos de TI

Sua empresa não consegue mais lidar com o aumento da demanda da sua TI? Está tendo problemas para acompanhar o crescimento da empresa? Saiba qual pode ser o problema que esteja enfrentando e confira dicas de como resolver. 

Planejando o crescimento da TI 

Conforme cresce a sua empresa, cresce a necessidade de se ter uma infraestrutura de TI forte o suficiente para atender a nova demanda de clientes que deverá surgir. A grande pergunta que precisa ser respondida nessa situação é: “eu estou preparado para isso?” 

Planejar do crescimento dos seus recursos de TI é muito importante pois busca prever possíveis problemas de gestão. Lembre-se que isso é um processo custoso, mas que vale a pena, porque você pode ter informações mais precisas sobre o momento certo de trocar um switch, por exemplo. 

Vale lembrar também que não planejar o crescimento da TI pode representar em um risco que deve ser evitado. Para que a sua TI seja a força vital da sua empresa, é preciso planejar de forma assertiva. 

Como planejar o crescimento da TI de forma eficiente 

Existem diversas maneiras de planejar o futuro crescimento dos seus recursos de TI. É preciso lembrar de alguns pontos importantes que precisam ser levados em consideração na hora de seguir o processo. Confira abaixo alguns deles: 

1. Pensamento a longo prazo 

Embora seja um conceito bastante simples, muitas empresas não tem o costume de pôr em prática. É fundamental preparar a sua estrutura de TI de forma que atenda novos funcionários e clientes, além de suportar a evolução de novos aplicativos. 

Outro ponto que precisa ser lembrado também é a importância de manter planejando o futuro dos seus recursos. Mesmo que sua infraestrutura de TI seja maior do que a sua demanda, mantenha-a dentro do planejamento, pois é a partir dela que você poderá ter menos problemas e uma maior redução de gastos no futuro.

2. Cloud computing 

Se você não tem recursos de TI na nuvem, está na hora de você considerar utilizar esse método. 

No contexto do planejamento, entre os diversos benefícios da nuvem destacam-se o menor risco de perda de dados, além da rapidez na resolução de eventuais problemas e da redução de custos com licenças, manutenção e infraestrutura. Vale lembrar também que por causa das muitas vantagens, a utilização da computação na nuvem tende a um crescimento de 22%. 

3. Revisão de custos operacionais 

Analise os custos da sua TI e observe aqueles pontos que podem ser melhorados ou renegociados. Utilizando o que for possível economizar, você deve investir em inovações, como servidores atualizados e aplicações para serviços de firewall e internet.

4. Documentação dos níveis de serviço 

Documente e revise os níveis de serviço para usuários, tais como configurações, mudanças, problemas e gestão de ativos. Dessa forma, você permite que o desenvolvimento da operação seja mais eficiente, melhorando os processos vitais da sua empresa e da satisfação do cliente. 

O que eu posso utilizar para planejar o crescimento dos recursos? 

Uma boa dica para manter-se atualizado quanto a situação dos seus recursos de TI é fazer um inventário de todas as informações relevantes sobre eles. Assim você terá as principais características dos seus ativos, tais como data de fabricação, licenças, quais aplicativos estão instalados em determinada máquina, entre outras. 

Além disso, o processo de monitoramento da TI também será útil no seu planejamento. Por meio dele, você pode analisar os estados nos quais os ativos de hardware e software se encontram (conforme espaço de disco, uso de memória, disponibilidade, entre outros fatores), facilitando a tomada de decisão de uma eventual mudança nas configurações de algum ativo. 

Precisa reunir as informações mais importantes um só lugar? A melhor maneira de fazer isso é utilizando dashboards. Dessa forma, você poderá dar mais visibilidade aos dados que você julgar mais relevantes para o seu planejamento. 

Sobre a Unit 

Somos uma empresa dedicada ao monitoramento de TI e seus indicadores de negócio com a nossa plataforma Unit. 

Dentro dela, o Asset Management permite que você tenha mais controle de todo o ambiente de hardware e software. Dessa forma você ganha mais agilidade e eficiência na gestão dos seus ativos e do histórico de alterações e relatórios. 

Multisite Monitoring permite que você crie ações de acordo com o tempo de permanência em determinado estado. Dessa forma você tem o controle dos diferentes estados nos quais os seus recursos se encontram. 

Com o Business Metrics você pode criar dashboards intuitivos e de fácil integração. Dessa forma você pode dar mais visibilidade aos indicadores de TI e divulgar diversos relatórios situacionais. 

Oferecemos um período de teste gratuito de 14 dias da nossa versão na nuvem. Entre em contato conosco para mais informações.

Share on FacebookShare on LinkedInShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Leave a Reply