monit-agentes

Como fazer monitoramento da sua TI via agentes

Sua TI não identifica falhas nos ativos com precisão? O seu suporte recebe muitas ligações dos seus clientes todos os dias? Confira qual pode ser o seu problema e saiba como resolvê-lo. 

O que é monitoramento via Agente? 

Precisando analisar uma quantidade significativa de dados e o seu processo de monitoramento não dá conta? Para resolver essa questão, é necessário que seja feito o monitoramento via agente 

O monitoramento por agente permite uma análise mais detalhada dos indicadores de um servidor. Ele coleta automaticamente todas as informações a respeito da disponibilidade e desempenho dos recursos de hardware e software em ambiente físico, virtual ou na nuvem.  

Lembre-se que para fazer o monitoramento por agente, é preciso instalar os agentes nos dispositivos desejados para monitorar. A instalação pode ser feita tanto no Windows quanto no Linux. 

Os dados coletados pelo agente são transferidos para o sistema de monitoramento com base nas especificações desejadas. O agente responde à solicitação do sistema com informações baseadas nesses pedidos. Essa prática torna o agente mais eficiente, possibilitando o acesso a métricas mais detalhadas. Isso permite um melhor monitoramento de alertas e geração de relatórios, bem como níveis mais profundos de análise de solução de problemas. 

Três principais benefícios dos agentes 

Com o uso dos agentes, é possível ter uma série de benefícios. Confira as principais vantagens. 

  • Os dados são coletados localmente, mantendo a eficiência do link; 
  • Fornece um resultado mais amplo e detalhado do processo de monitoramento. 

Existem dois agentes fundamentais para o monitoramento de TI: o agente passivo e o agente ativo. Na Unit, os agentes responsáveis pelo processo são o Cloud Agent e o Direct Agent. 

Agente passivo ou Cloud Agent 

O Cloud Agent da Unit é o agente utilizado para realizar o inventário das máquinas. O agente também é responsável por uma parte do processo de monitoramento, sendo possível monitorar uso de disco, CPU, memória, interface de rede, processos e serviços.  

Após o agente ser instalado, não é necessário executar um discovery para o dispositivo ser cadastrado na plataforma. O próprio Cloud Agent envia periodicamente as informações de monitoramento para a Unit, utilizando a porta 443(HTTPS) para o envio de informações.  

Agente ativo ou Direct Agent 

O Direct Agent da Unit é utilizado exclusivamente para monitoramento. Com ele é possível ter um monitoramento completo do dispositivo, além de executar scripts personalizados na máquina monitorada.  

Para que a máquina monitorada pelo Direct Agent apareça na Unit, é necessário realizar o discovery para o IP do dispositivo. Esse agente se comunica com a Unit através da porta TCP 8970 e ela precisa estar liberada da Unit para o dispositivo. 

O que posso monitorar via agente? 

Depois de instalados os agentes nos dispositivos, você pode monitorar qualquer recurso de hardware e software. Além disso, as informações coletadas pelos agentes podem ser adicionadas em dashboardsdando mais visibilidade aos indicadores. 

Sobre a Unit 

Somos uma empresa dedicada ao monitoramento de infraestrutura de TI e seus indicadores de negócio com a nossa plataforma Unit. 

Dentro dela, o Cloud Agent é responsável por coletar informações de monitoramento do Multisite Monitoring e de inventário do Asset Management. Além disso, com o Business Metrics você pode adicionar esses dados em dashboards intuitivos e de fácil integração. 

Oferecemos um período de teste de 14 dias da versão da nuvem. Entre em contato conosco para mais informações.

Share on FacebookShare on LinkedInShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Leave a Reply