Fatores que interferem da latência da rede

Fatores que interferem da latência da rede

Um dos problemas mais frustrantes para quem busca fazer o seu trabalho de maneira rápida e eficiente é a lentidão da rede. Os fatores que resultam nessa situação são dos mais variados possíveis, mas a principal causa para isso é a alto nível de latência da rede.

Vale lembrar que latência representa o tempo que leva para um pacote de dados ir de um ponto designado para outro. Além disso, ela é necessária para testar a disponibilidade de dispositivos conectados à uma rede.

Se latência representa atraso, não seria melhor os dados serem transmitidos imediatamente?

Seria perfeito se a transmissão de dados fosse feita imediatamente, mas é necessário ficar atento a dois fatores que contribuem para esse atraso. São eles:

  • Propagação: O tempo que leva um pacote de dados viajar de um ponto a outro.
  • Transmissão:O meio utilizado (fibra óptica, wireless, entre outros).

Portanto, a transmissão de dados depende obrigatoriamente do material por onde ocorre a transmissão, da qualidade desse material e da distância a ser percorrida pelos dados.

É importante lembrar que existem outras fontes que também alteram o comportamento da latência. Entre eles, vale destacar o congestionamento de rede por conta da alta demanda de dados e os roteadores possivelmente danificados e firewalls que podem influenciar no fluxo de dados.

Por que é importante manter a latência baixa?

É importante manter latência baixo para manter um bom fluxo de rede. É claro que apenas esse indicador não basta, é preciso estar atento também com a capacidade do link, pois também pode influenciar na velocidade de conexão com a rede.

A alta latência representa um atraso grande na entrega dos pacotes de dados, impossibilitando uma conexão eficaz com o serviço.

Se a sua empresa depende de serviços online, você corre o risco de ter perdas significativas de clientes.

O que fazer para verificar a latência da minha conexão?

Você pode verificar a latência da sua máquina Windows diretamente pelo Prompt de Comando (botão Win + R, então digite CMD) ou para Linux o Terminal. Basta apenas digitar “ping”, seguido do endereço de algum site ou até mesmo do IP da sua máquina. Vale lembrar que esse método é apenas uma verificação imediata e pode não ser muito prático se for necessário verificar periodicamente.

Para controlar a situação da conexão de rede na sua empresa com mais frequência, recomendamos fortemente o monitoramento dos indicadores. Isso permite mais agilidade no fluxo de trabalho e mais organização para tomada de decisão de eventuais alertas.

Você pode dar mais visibilidade aos indicadores monitorados. Para isso, é necessário centralizar todas as informações que você julgar relevantes para o processo em dashboards, possibilitando que a equipe de TI efetue suas tarefas de maneira mais ágil.

Como a Unit pode ajudar?

Desenvolvemos a plataforma Unit com o objetivo de tornar o processo de monitoramento mais prático e eficiente.

Com o Multisite Monitoring você pode criar ações de acordo com o tempo de permanência dos recursos monitorados em determinado estado. Além disso, os plugins do sistema auxiliam na coleta de informações sobre a situação da latência da rede.

Business Metrics permite a criação de dashboards ou uma sequência deles. Dessa forma, você dá mais visibilidades aos indicadores relevantes do seu processo e negócio.

Oferecemos um período de teste gratuito da versão Cloud da Unit por 14 dias. Entre em contato conosco para mais informações.

Share on FacebookShare on LinkedInShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Leave a Reply