Recursos de TI

Identificando problemas nos recursos de TI

Você tem recebido muitas reclamações dos seus clientes? Seus recursos de TI apresentam falhas decorrentes de outros serviços? Não consegue identificar a raiz disso? Confira qual deve ser o problema e nossas dicas para evitar essas situações! 

O que está acontecendo com os meus recursos?  

Todos os ativos de TI estão conectados de alguma forma entre si. Para que sua empresa entregue um serviço de qualidade, é importante lembrar que existe um conjunto de relações entre os itens de configuração necessários para aquele serviço. Os itens de configuração são componentes ou ativos de TI que precisam ser gerenciados de forma que seja possível a entrega do serviço. 

Não é sempre que o motivo de um recurso deixar de funcionar corretamente seja por falha do próprio recurso. Existem momentos em que isso pode ocorrer por consequência de algum problema ainda maior. Falhas de conexão com o servidor, switches de rede com defeito, ataques de vírus ou outros malwares, hardware e softwares desatualizados, além da ocorrência de lentidão (nas máquinas ou na rede) são apenas alguns dos principais fatores que causam o mau funcionamento dos recursos de TI.  

Esses problemas resultam em uma queda na produção da empresa, impedindo a entrega de um serviço de qualidade para o cliente.  

Qual a melhor maneira de identificar a raiz do problema e evitar essa situação?  

Para evitar que falhas afetem seus recursos, recomendamos fortemente que você faça um monitoramento completo de toda a infraestrutura de TI. Dessa forma você se mantém informado sobre o funcionamento de todos os ativos (tanto de hardware, quanto de software), identificando qualquer problema que possa afetar o seu ambiente. 

Para tornar o monitoramento mais eficaz, a melhor medida para tomar é incluir ao processo os ativos registrados no seu inventário. Dessa forma, é possível ter as informações mais importantes dos seus recursos, facilitando ainda mais a identificação de eventuais problemas. 

Informe a sua equipe sobre falhas no funcionamento dos seus ativos. Uma outra prática que torna o processo de monitoramento ainda mais efetivo é o envio de notificações para a equipe de TI 

Centralize as informações dos seus ativos de modo que facilite a identificação dos estados de cada recurso. A melhor forma dar mais visibilidade aos indicadores é por meio de dashboardsAssim toda a equipe de TI saberá sobre os estados dos recursos em tempo real.  

Os indicadores em painéis sinalizam não só o problema, mas também o momento da inclusão da situação no fluxo de trabalho do funcionário. Não adianta monitorar estados problemáticos da sua infraestrutura se as intercorrências não entrar no fluxo de trabalho. Não havendo um processo definido, os painéis mostrarão tudo como crítico, e a correção será sempre “problema de outra pessoa”. 

Sobre a Unit  

Somos uma empresa que é desde 2002 dedicada ao monitoramento de TI e seus indicadores com a nossa plataforma Unit nas versões na nuvem e on-premises. Dentro dela, o Multisite Monitoring permite que você crie ações automáticas para os diferentes estados dos seus recursos. 

Precisando de mais controle do seu ambiente de TI? O Asset Management permite o controle de todo o ambiente de hardware e software, garantindo mais agilidade na gestão dos seus ativos e do histórico de alterações e relatórios. 

Além disso, com o Business Metrics você pode criar dashboards gráficos intuitivos e de fácil integração e compartilhamento. Assim, você pode dar mais visibilidade aos indicadores de TI e divulgar diversos relatórios situacionais.  

Oferecemos um período de testes gratuito por 14 dias da nossa versão na nuvem. Entre em contato conosco para mais informações.

Share on FacebookShare on LinkedInShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Leave a Reply