Monitoramento SNMP

Monitoramento de redes via SNMP

Não consegue identificar problemas na rede da sua empresa? A instabilidade da rede atrapalha na entrega do serviço aos seus clientes? Confira qual o possível motivo e saiba como resolvê-lo.  

Indo além dos switches  

Como abordado anteriormente no blog, o funcionamento dos switches é um dos fatores fundamentais para a gestão de TI. Sem eles, a distribuição de dados e a comunicação interna entre os computadores da empresa fica prejudicada, ocasionando em problemas na entrega do serviço aos clientes. 

A forma mais prática de monitorar os switches é por meio do protocolo SNMP (Simple Network Management Protocol). É a partir dele que o processo se torna mais rápido, prático e efetivo. 

Sobre o SNMP 

Criado em 1989, o SNMP é um dos protocolos mais utilizados no mercado até hoje, pois permite que uma ferramenta de monitoramento possa trabalhar com dispositivos de fabricantes diferentes. Por meio dele, é possível identificar os estados em que se encontram os ativos de rede, criando alertas para os mais variados eventos. 

Com o objetivo de facilitar o monitoramento de redes, o SNMP é considerado a melhor opção para utilizar, por causa das suas funcionalidades como implementar o protocolo em um grande número de dispositivos. Além disso, o SNMP pode seguir em funcionamento mesmo quando a maioria das demais aplicações de rede falharem. Estas características permitem um processo mais rápido e eficiente de monitoramento da rede. 

Através do SNMP, é possível designar uma ou mais máquinas como gerentes. Eles são os responsáveis por solicitar e receber as informações dos agentes. Os agentes, por sua vez, realizam as ações de gerenciamento sobre os dados de determinado dispositivo a ser monitorado. 

O que é possível monitorar via SNMP? Telefones, impressoras, switches e outros hardwares, além de servidores. Praticamente qualquer tipo de dispositivo ligado à rede de uma empresa. 

Existem dois métodos que o SNMP efetua no monitoramento de rede: o polling e o trapping. 

Polling ou trapping? 

polling ocorre quando o gerente busca as informações em intervalos de tempo regulares ou sob demanda quando necessário. Por meio dele, o gerente envia a solicitação para os agentes executarem as funções do monitoramento para ter controle do funcionamento do ativo. Ao receber os dados dos agentes, o gerente processa a informação e utiliza para atualizar o estado dos dispositivos. 

Ao invés de esperar a solicitação dos gerentes, o trapping consiste no envio das mensagens por parte dos agentes diretamente para a estação de monitoramento. 

A diferença do trapping sobre o polling, é que a resposta do primeiro é imediata, enquanto que o segundo atualiza os estados em intervalos. Além disso, o polling permite guardar o histórico de monitoramento, tornando-se mais indicado para análise de dados e projeções futuras, entre outras razões. Caso exista na sua rede um dispositivo com uma falha mais grave, como um dispositivo desligado, ele será capaz de enviar o alerta para o gerente, ao contrário do trapping. 

Como monitorar a rede via SNMP? 

A melhor maneira é monitorar o seu switch de rede, pois o SNMP é o protocolo utilizado para essa função. Uma boa dica é ter uma ferramenta de monitoramento para facilitar o processo, permitindo centralizar todas as informações importantes e necessárias em um mesmo lugar. 

Para dar mais visibilidade aos indicadores do SNMP, é possível também acrescentá-los em dashboards, deixando mais simples a identificação de eventuais falhas dos dispositivos ligados à rede. 

Informe a sua equipe do que ocorre na rede da empresa. Caso um eventual alerta dispare, lembre-se de encaminhar alguém para solucionar o problema. A melhor forma é enviar notificações para agilizar o fluxo de trabalho da equipe. 

Sobre a Unit 

Desenvolvemos a Unit Platform, a fim de simplificar o processo de monitoramento de ativos de rede. A Unit permite que você desenvolva plugins para ter informações dos ativos via SNMP. O Multisite Monitoring conta com plugins que possibilita a coleta do valor de um OID do SNMP. Além disso, você criar ações para os estados apresentados por esses dados. 

Informe à equipe a situação dos ativos de rede. O Business Metrics permite que você faça dashboards para dar mais visibilidade aos indicadores dos ativos de rede, agilizando a identificação e a solução de eventuais problemas. 

Oferecemos um período de teste da nossa versão na nuvem.

Teste grátis!

Fale direto conosco por e-mail ou telefone 51 3322 5303.

Share on FacebookShare on LinkedInShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Leave a Reply