Monitoramento Segurança

Monitorando a segurança da TI

Seus clientes estão com dificuldades para utilizar o seu serviço? O sistema da sua empresa sofre com a ocorrência de malwares, vírus ou hackers? Saiba que tipo de problema pode estar ocorrendo e como evitar essa situação. 

Qual a situação do seu ambiente de TI? 

Quando se trata de gestão de TI, um dos assuntos que mais cresce com o passar do tempo é a segurança da infraestrutura. Se todo ou grande parte do seu ambiente não é hospedada na nuvem, está na hora de rever a sua estratégia. 

Segundo dados do Relatório Anual de Cibersegurança da Cisco, dos 3625 profissionais de segurança entrevistados em 26 países, 79% deles hospedam parte ou toda a infraestrutura de TI na nuvem, sendo que 27% utilizam SaaS em nuvem privada. Das empresas que adotam a nuvem, 53% hospedam pelo menos metade da infraestrutura nesse formato. 

O relatório mostrou também que a segurança é o principal benefício da nuvem. 57% dos que optaram por esse sistema acreditam que a nuvem oferece mais segurança de dados, 48% entendem que é a escalabilidade, enquanto que 48% credita à facilidade de uso como principal benefício. 

De acordo com o relatório, mais da metade dos ataques cibernéticos sofridos pelas empresas resultam em prejuízos superiores a U$ 500.000,00 (cerca de R$1,9 mi), causados pela perda de clientes, de receitas, entre outros fatores. 

Fonte: Cisco Cybersecurity Reports 

Qual o motivo da preferência pela nuvem? 

Os dados do relatório mostram a preferência de muitos profissionais é pela nuvem, principalmente porque esse tipo de serviço permite o gestor ter mais controle de acesso aos dados. Outra característica importante dos serviços na nuvem é a respeito da criptografia, diminuindo a chance de brechas que dão uma falsa sensação de segurança ao gestor do sistema. 

Seja por falhas humanas, ataques ou até mesmo desastres naturais, a proteção dos dados é facilitada pelas ferramentas de backup e recuperação de desastres normalmente encontradas neste tipo de infraestrutura. 

Como posso manter a segurança da infraestrutura na nuvem? 

Mesmo sabendo que a nuvem tem um nível de segurança maior em comparação ao on-premise, ainda é muito importante estar atento aos recursos da sua infraestrutura. Para isso o monitoramento dos indicadores é a melhor maneira para garantir mais segurança aos seus ativos instalados na nuvem. O monitoramento permite: 

  • Definir ações para os estados nos quais os ativos se encontram; 
  • Enviar notificações para a sua equipe, agilizando a organização e tomada de decisões para eventuais problemas; 
  • Mais visibilidade dos ativos, por meio de dashboards, possibilitando a equipe de TI a cumprir suas tarefas de maneira eficiente; 

Sobre a Unit 

Pensando nesse cenário, desenvolvemos a Unit Platform para auxiliar o processo de monitoramento com mais segurança. Nela, o Multisite Monitoring permite que você crie ações para os estados nos quais seus indicadores se encontram. 

Além disso, como o Business  Metrics você pode criar dashboards gráficos e intuitivos e de fácil integração. Isso permite uma maior visibilidade dos indicadores relevantes do seu processo e negócio. 

Sinta-se seguro na nuvem. Oferecemos um período de teste gratuito da versão na nuvem da Unit por 14 dias. Entre em contato conosco para maiores informações.

Share on FacebookShare on LinkedInShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Leave a Reply