Streaming Video

Vamos falar de eficiência de streaming de vídeo

Você consome ou fornece streaming de vídeo? Saiba que não é só aumentar a velocidade do link para que a qualidade deste tipo de serviço melhore. Vamos ver mais detalhes:

Sobre serviços de streaming 

Quando se fala sobre streaming de vídeo, uma das principais preocupações ao entregar um produto de qualidade está na velocidade de conexão com a internet. Entretanto, existem outros fatores que também influenciam na condição do serviço. Prova disso é a pesquisa feita pela OpenSignal, na qual foi avaliada a qualidade da experiência dos serviços de streaming em dispositivos móveis. 

Para analisar a experiência do usuário, a OpenSignal utilizou três critérios de avaliação: o tempo que o vídeo leva para carregar antes de iniciar, a taxa de interrupções caracterizada por paradas durante a reprodução do vídeo e a resolução da imagem. Com base nesses parâmetros e na captação dos dados dos usuários em diferentes smartphones conectados à redes de diferentes operadoras, a experiência do usuário foi medida em uma escala de 0 a 100, classificada em Ruim (0 a 40), Razoável (40 a 55), Bom (55 – 65), Muito Bom (65 – 75) e Excelente (75 – 100). Foram feitas mais de 87 bilhões de medições em mais de 8 milhões de dispositivos de 69 países. 

A pesquisa da OpenSignal mostrou que o Brasil se encontra na 51ª colocação, com 49.84 pontos, à frente dos Estados Unidos, em 59º e 46.84 pontos. Embora a velocidade média de download dos americanos seja maior que a brasileira, é possível observar que não é apenas esse fator que determina a qualidade da experiência de usuário com serviços de streaming de vídeo. Para países com velocidade acima de 15 Mbps, esse quesito se torna cada vez menos relevante, dando espaço para outros critérios. 

Fonte: OpenSignal 

Quais são esses critérios? 

Existem diferentes fatores técnicos que são determinantes para uma experiência de usuário de qualidade. A latência, a consistência da banda larga e indicadores de hardware (como os switches, por exemplo) são alguns pontos importantes para o resultado da pesquisa e para empresas de serviço de streaming. 

Como é possível captar essas informações para entregar um serviço de qualidade? A maneira mais simples para isso é por meio do monitoramento dos indicadores fundamentais para a sua empresa. Para isso, é preciso estar sempre atento aos estados nos quais os recursos monitorados se encontram e enviar notificações para algum técnico, permitindo mais organização na tomada de decisões para eventuais alertas. 

Dê mais visibilidade aos indicadores monitorados. Para isso, você deve centralizar todas as informações que julgar importantes e relevantes para o monitoramento em dashboards, permitindo que a equipe de TI possa efetuar suas tarefas de forma mais ágil. 

Sobre a Unit 

Pensando nesse cenário, desenvolvemos a Unit Platform com o propósito de auxiliar o monitoramento dos recursos da infraestrutura de TI. Na Unit, o Multisite Monitoring permite que você crie ações de acordo com o tempo de permanência em determinado estado, dando a você controle total sobre seus recursos. 

Além disso, como o Business  Metrics você pode criar dashboards gráficos e intuitivos e de fácil integração. Isso permite uma maior visibilidade dos indicadores relevantes do seu processo e negócio. 

Oferecemos um período de teste gratuito da nossa versão Cloud da Unit por 14 dias. Entre em contato conosco para mais informações

 

Share on FacebookShare on LinkedInShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Leave a Reply