Post Licença Windows

Você reconhece a importância do controle das licenças de hardware e software?

Os computadores da sua empresa recebem constantemente a mensagem sobre ativação de Windows? Os sistemas operacionais das suas máquinas não estão funcionando corretamente? 

Confira abaixo o que pode estar ocorrendo e o que fazer para resolver esses problemas!

Qual a situação das licenças do Windows? 

Não existe nada mais irritante do que receber toda hora a mensagem do Windows avisando que o sistema operacional não está ativado, não é mesmo? As principais causas para esse tipo de aviso aparecer giram em torno da licença do Windows. 

Esteja atento para alguns pontos importantes que envolvem a licença do sistema operacional dos seus computadores:

1. Reparos 

É possível que algum computador tenha apresentado uma eventual falha e o reparo precisou ser feito por um técnico terceirizado. Muitas vezes, o serviço acaba exigindo a reinstalação do sistema operacional e o responsável pode ter utilizado uma chave de produto para validação do Windows diferente da obtida originalmente. 

Nesse caso, é recomendável digitar novamente a sua chave para ativar devidamente o sistema operacional. 

2. Muitas máquinas para poucas licenças

Algumas licenças do Windows possuem limites de computadores por licença. Se ela é válida para 5 computadores, por exemplo, você pode instalar o sistema operacional com aquela licença em no máximo 5 máquinas. 

Para essa situação, é necessário que você planeje cuidadosamente quantas licenças e para quantas máquinas você vai precisar. 

3. Software falsificado 

Outro fator que pode causar a não validação da licença é a utilização de uma cópia falsificada do Windows. Por causa disso, o sistema operacional pode não funcionar corretamente, impossibilitando que os recursos do produto funcionem corretamente. 

Qual a melhor maneira de monitorar a licença do Windows? 

É muito importante manter-se informado sobre as licenças do Windows nos computadores da sua empresa. Recomendamos fortemente o controle desses recursos para evitar os vencimentos das licenças, ou ainda as altas multas da Microsoft!

Faça um inventário dasuas licenças para ter um acesso mais rápido e eficiente, além de ter o controle dos status de ativação dos seus sistemas operacionais (licenças adquiridas x utilizadas). Com elas adicionadas ao inventário, é facilita-se ainda mais a identificação de problemas de licenciamento dos produtos. 

Uma boa prática que potencializa o processo de controle é o envio de notificações de alterações de software e hardware para a equipe responsável. Centralize as informações dos seus ativos de modo que facilite a identificação dos estados das suas licenças.

A melhor forma de dar a visibilidade necessária aos indicadores é por meio de dashboards. Assim, toda a equipe de TI saberá sobre os estados dos recursos em tempo real.

Nossa solução de inventário

Pensando nesse cenário, desenvolvemos a Unit Platform para auxiliar o monitoramento da infraestrutura de TI.

Dentro dela, o Asset Management permite que você e sua equipe de TI:

  • controlem a situação das licenças do Windows
  • recebam notificações qualquer mudança no ambiente de hardware e software
  • gerenciem licenças em uso no seu ambiente, verificando quais estão sendo utilizadas e em que quantidades

Com o Business Metrics você pode criar dashboards gráficos via widgets, de fácil integração com outras ferramentas, e compartilhamento via URL com um clique. Incluindo relatórios sobre quantidades de licenças não cadastradas, expiradas e utilizadas, relatório de mudanças e utilização de dispositivos por usuários. 

Oferecemos um período de testes gratuito por 14 dias da nossa versão Cloud. Entre em contato conosco para mais informações.

Share on FacebookShare on LinkedInShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Leave a Reply