Indicadores

4 principais indicadores para uma gestão de TI eficiente

Sua empresa tem dificuldade de apresentar os resultados de maneira rápida e eficiente? Saiba qual pode ser o seu problema e o que fazer para resolvê-lo. 

Você está controlando os indicadores adequados para a sua necessidade? 

É possível analisar diversos tipos de indicadores de qualquer setor da empresa. Vendas, produção, financeiro e marketing são apenas algumas das fontes possíveis de coletar informações sobre os respectivos desempenhos. 

No caso da área de TI, você deve estar atento para quais indicadores são importantes para analisar o desempenho da sua TI. É necessário identificar esses pontos pois, assim, é possível organizar a equipe e os ativos de TI e otimizar a tomada de decisões e a prevenção de eventuais problemas. 

Existem diversos indicadores que são úteis para o processo de gestão de TI, confira como analisar os indicadores recomendados que podem fazer a diferença logo de início.

1. Quantidade de chamados abertos no momento 

Atente-se para esse indicador. Ter um número muito elevado de chamados abertos pode causar lentidão na entrega do serviço da empresa.   

É importante determinar um limite de chamados abertos, fazendo uma média de chamados em um período de tempo. Tendo determinado a média dos chamados, você pode disparar ações para o caso de passar de certa quantidade, ou seja, é possível notificar alguém sempre que ultrapassar 20 chamados, por exemplo. 

2. Chamados abertos por técnico 

Seguindo a ideia do tópico anterior, é importante saber quantos eventos cada técnico está tratando. Isso ajuda na tomada de decisões para eventuais imprevistos. 

Se dois ou mais técnicos desempenham a mesma função na equipe, é natural esperar uma quantidade semelhante de chamados para ser atendidos. Caso contrário, o gestor deverá analisar a situação e, se necessário, redistribuir os eventos. 

3. Chamados abertos por usuários 

Quantos chamados abertos por um usuário você tem para atender? Este indicador tem a finalidade de apontar a percepção do serviço entregue. 

Um usuário com muitos chamados acumulados pode gerar insatisfação e causar reclamações pelo serviço da empresa. Para evitar essa situação, procure resolver os chamados mais simples. Desta forma, é possível mostrar que o que não foi resolvido ainda é mais complexo e pode levar mais tempo para ter uma conclusão. 

É possível também determinar prioridade de usuário. Isso otimiza ainda mais a gestão da TI, agilizando o processo da resolução dos problemas. 

4. Chamados por prioridade em um período de tempo 

Se você mantém uma taxa mensal baixa de chamados urgentes e, em determinado mês, esse valor aumentou consideravelmente, é provável que esteja ocorrendo um problema grave na TI. Ter muitos chamados urgentes por muito tempo pode significar um mau funcionamento da infraestrutura, causando um resultado negativo na entrega do serviço da empresa. 

Para evitar essa situação, estabeleça um período de tempo (30 dias, por exemplo) e observe os chamados a cada intervalo de tempo determinado. É importante que seja um prazo curto, pois evita a possibilidade de não ser detectados problemas. 

E como monitorar os indicadores? 

Primeiramente, é importante manter-se informado quanto ao estado dos chamados dos usuários, agilizando a tomada de decisão para quando um chamado permanecer pendente por muito tempo. Recomendamos o uso de notificações para encaminhar alguém para resolver o evento. Hoje em dia já há soluções com notificações e ações automáticas. 

Adicione as informações dos indicadores aos dashboards. Dessa forma, é possível dar mais visibilidade a eles, permitindo que a TI permaneça atenta e preparada para qualquer eventualidade. 

Sobre a Unit 

Somos uma empresa dedicada ao monitoramento de TI e indicadores de negócio com a nossa plataforma Unit, nas versões Cloud e on-premises. 

Nela, o Business Metrics permite que você crie dashboards para potencializar a gestão de negócios. Você pode na tela qualquer informação relevante de maneira integrada, centralizando todos os dados de negócio e de TI em uma ou mais interfaces. 

Oferecemos teste de 6 meses na nossa versão na nuvem.

Fale direto conosco por e-mail ou telefone 51 3322 5303.

Share on FacebookShare on LinkedInShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Leave a Reply