Saiba como automatizar regras e ações para monitorar melhor sua empresa
A busca pela otimização do tempo e o aumento de performance são constantes no mundo corporativo e nas equipes de TI. Por isso, o gerenciamento da infraestrutura de TI inclui revisão permanente de processos e a adoção de ferramentas ágeis e amigáveis. A preferência tem sido por soluções que entreguem resultados mais rápidos, com flexibilidade para se adaptar a novas regras e com menos recursos empregados em configuração e implementação.
Um objetivo perseguido por empresas de diferente maturidade e cultura organizacional é a definição de fluxos para automatizar sua operação. O essencial é começar mapeando etapas ou processos inteiros que podem ser automatizados e, a seguir, acompanhá-los constantemente. A automação pode ser feita em diferentes níveis, desde ferramentas de ponta, com configuração de workflow no próprio sistema, mas também em ferramentas adaptadas ou até mesmo mais rudimentares, com as quais as equipes envolvidas já estejam familiarizadas. Todas são válidas, desde que tenham alta aderência ao negócio e apresentem efetividade, ou seja, permitam que a automação ocorra de fato.
Em infraestrutura de TI, os fluxos de automação típicos são projetados para resolver preocupações que vão da esfera estratégica à operacional: redução do tempo médio de recuperação (MTTR); mitigar falhas humanas; migração de tarefas repetitivas para ferramentas (e não para equipe própria ou terceirizada); redução do volume de suporte e chamados técnicos; planos para lidar com incidentes.
A Automação na Solução
Ciente destes aspectos determinantes, a Netwall criou a Unit, uma plataforma composta por diversos produtos, como o Multisite Monitoring. Nele, o monitoramento dos ambientes de TI é realizado por meio de regras flexíveis e combinadas, com um nível superior de customização através de interfaces amigáveis (inspiradas em end-user programming) para proporcionar maior grau de automação.
O Multisite permite a gestão e ativação de diversos tipos de ações, tais como:
-
envio de e-mail com campos pré-programados (contendo informações específicas e não apenas um alerta genérico);
-
envio de alertas por SMS;
-
integração com sistemas externos (por exemplo: se acontecer uma determinada situação pré-configurada, o sistema abre um chamado na ferramenta de helpdesk);
-
excluir arquivos desnecessários;
-
reiniciar sistema.
Graças aos os níveis superiores de automação do Multisite, as ações podem ser realizadas também por meio de scripts, o que incrementa o nível de proatividade do monitoramento, permite o escalonamento de incidentes e, muitas vezes, evita que o próprio incidente ocorra. As regras definidas podem ser alteradas em lote, reduzindo o tempo operacional e mitigando falhas. Por fim, os relatórios do Multisite proporcionam um acompanhamento organizado e facilitado, listando todos os itens de Disponibilidade, Alertas, Ações e Desempenho de Serviço.
O Multisite é altamente customizável e aderente às regras relevantes para cada cliente, tornando o monitoramento mais do que eficiente e eficaz: um monitoramento efetivo.
Baixe gratuitamente nosso manual para ações automáticas
Fizemos um documento explicando como configurar ações automáticas de monitoramento. Veja nosso exemplo e compare com a sua solução atual. É simples e didático, baixe aqui.
Saiba mais sobre a Unit Platform e solicite um contato.