Inventário

Como fazer inventários de forma eficiente

Por que não encontro meus ativos?

Você já gastou tempo demais em localizar seus ativos? Sentiu dificuldades de identificar um equipamento com problemas? Não sabe se suas licenças estão expirando?

Estas e outras situações ocorrem devido à falta de gestão dos ativos. Sem ela, você poderá ter de enfrentar problemas, tais como aumento de custos com manutenção e ausência de pessoal para atender aos chamados. Além disso, é possível que a empresa desconheça os ativos que foram adquiridos, correndo o risco de uso irregular das licenças. 

Principais benefícios do gerenciamento de ativos 

O gerenciamento de ativos traz muitos benefícios para a evolução da sua TI, de modo que você possa ter resultados mais efetivos. Ao fazer a gestão dos ativos, você pode: 

  • Monitorar a localização dos ativos, como estão sendo utilizados e qual a situação que eles apresentam; 
  • Antecipar eventuais problemas técnicos devido à maior efetividade ao encontrar dispositivos que não estão sendo utilizados ou estão sendo utilizados indevidamente; 
  • Otimizar suas operações, tais como o uso dos recursos e a implementação de um programa de gerenciamento; 
  • Redução de custos, ocasionando um aumento significativo de produtividade da TI. 

Como gerir os ativos 

Confira alguns passos para você gerir seus ativos com sucesso: 

  • Mapeie seus ativos uma planilha com todos os dispositivos e licenças, permitindo que você tenha conhecimento de todos os usuários dos sistemas e quais componentes serão afetados caso uma eventual falha aconteça. 
  • Faça um inventário dos ativos. Desta forma, você mantém a estrutura de TI a mais atualizada possível. 
  • Acompanhe o ciclo de vida dos ativos a fim de manter o controle sobre a tomada de decisão acerca de sua compra, reparo ou atualização. Isto evita a redução da vida útil dos ativos. 
  • Automatize alertas para que os responsáveis sejam sempre informados sobre alterações na infraestrutura de TI, simplificando a tomada de decisão para corrigir eventuais falhas. 

Melhor alternativa para gerenciamento de ativos 

Desde 2002 atuando no setor de tecnologia da informação e comunicação, a Netwall empenha-se no monitoramento da TI com a plataforma Unit, disponível em duas versões: na nuvem ou on-premises. Oferecemos um período de teste gratuito de 14 dias da versão na nuvem para você conhecer mais.

Na Unit, o Asset Management proporciona a você o controle de todo o ambiente de hardware e software e gerenciamento de licenças. Desta forma, você ganha mais agilidade no controle de ativos e no histórico de alterações e relatórios. 

Se você quiser ainda mais controle, é possível criar campos personalizados, permitindo cadastrar informações ausentes nos dispositivos no inventário. 

Para mais detalhes sobre a Unit e o Asset Management, oferecemos um período de teste da nossa versão na nuvem.

Teste grátis!

Fale direto conosco por e-mail ou telefone 51 3322 5303.

Share on FacebookShare on LinkedInShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Leave a Reply