Monitoramento Switch

Como saber se os switches de rede estão funcionando devidamente?

Seus clientes ou usuários reclamam de instabilidade da rede? Está tendo problemas para acessar sistemas ou aplicações críticas? Confira a potencial causa e o que fazer para resolver esta situação.   

Switches estão funcionando corretamente?   

Um dos pontos mais importantes da gestão de TI é o funcionamento dos switches de rede. Ele é o responsável pela distribuição dos dados, mantendo a comunicação interna entre os computadores da empresa.   

Como estão os switches da sua empresa? O mau funcionamento deles pode ocasionar problemas graves de fluxo de dados, podendo deixar a comunicação entre as máquinas mais lenta ou até mesmo inexistente. Essa situação afeta diretamente o seu serviço, podendo impedir que os clientes se conectem com o servidor, além de ser muito frustrante não poder cumprir tarefas importantes por causa de instabilidades na rede.  

Prevenindo problemas com o switch   

Você quer evitar que este tipo de problema aconteça com você, não é mesmo? Para isso é muito importante fazer um monitoramento dos switches. 

Para ter informações mais detalhadas sobre as portas dos switches, você deve, primeiramente, identificar qual máquina está conectada a qual porta. Assim é possível saber quem está consumindo mais dados, além de reconhecer quais portas do switch não estão sendo utilizadas.  

Em seguida, crie regras para os diferentes estados que podem ser informados, agilizando o processo de recuperação para um eventual problema. Adicione também as informações coletadas aos seus dashboards, dando ainda mais visibilidade à indicadores como o uso de dados, de memória, oper status, entre outros. 

Caso surja algum alerta, você pode encaminhar alguém para tratar desse evento. Para isso, basta enviar uma notificação para o responsável tomar as devidas decisões sobre o problema. 

Quais informações do switch posso monitorar? 

É possível monitorar qualquer indicador dos switches via protocolo SNMP. Cada dispositivo em uma rede tem um agente SNMP, que recolhe informações sobre determinado dispositivo, organiza-as e as entrega conforme pedido. 

O agente SNMP envia as informações solicitadas por meio de mensagens. Essas mensagens permitem a coleta de dados como: 

  • Uso do link 
  • Uso de CPU 
  • Uso de memória 
  • Temperatura do equipamento 
  • Status operacional da porta
  • Possíveis falhas no dispositivo 

Essas informações são importantes para identificar em que estado se encontra os switches da sua empresa.  

Sobre a Unit  

Pensando nessa situação, desenvolvemos a Unit Platform para otimizar o seu trabalho de monitoramento de switches. 

Na Unit, o Multisite Monitoring permite que você crie ações de acordo com o tempo de permanência em determinado estado, dando a você controle total sobre uso excessivo de dados, entre outras ocorrências. Além disso, a Unit tem integração com o Telegram, ou seja, você pode configurar e enviar notificações por meio do aplicativo. 

Oferecemos um período de teste da nossa versão na nuvem.

Teste grátis!

Fale direto conosco por e-mail ou telefone 51 3322 5303.

Share on FacebookShare on LinkedInShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Leave a Reply