Fazendo uma gestão de mudança de forma eficiente
Seus clientes estão enfrentando problemas com a entrega do seu serviço? Não consegue acessar as especificações dos seus recursos de hardware e software? Confira qual pode ser o problema e saiba o que fazer para evitar esse tipo de situação.
Toda mudança é bem-vinda
Uma das situações mais frustrantes na gestão de TI é quando os ativos de hardware e software são alterados, seja por renovação de licença, mudança de configuração, entre outros motivos. O caso tende a piorar quando o gestor não tem controle sobre as alterações realizadas, prejudicando a qualidade do serviço prestado.
Se você quer evitar esse tipo de situação, o processo de gerenciamento de mudanças é fundamental. É por meio dele que se torna garantido que as alterações no ambiente de TI sejam devidamente controladas e documentadas, permitindo mais agilidade na entrega do seu serviço.
Como funciona o gerenciamento de mudanças?
Primeiramente, é preciso verificar se existe a necessidade de alterar a configuração de algum recurso da sua TI. Dessa forma, é importante entender que as mudanças previamente planejadas (ou não) devem ser administradas usando um padrão, permitindo a organização de todo o processo.
No gerenciamento de mudanças, atente-se para três classificações que o processo pode se dividir conforme a necessidade. Elas são:
- Mudança normal: É o procedimento que afeta qualquer recurso que tenha impacto nos serviços de TI, tais como processos, arquitetura, infraestrutura, indicadores ou sistemas.
- Mudança padrão: Deve seguir um conjunto de métodos pré-estabelecidos, no qual estão definidas as etapas necessárias para sua realização.
- Mudança emergencial: Como o próprio nome sugere, as mudanças emergenciais devem ser realizadas o mais rápido possível. Normalmente esse processo ocorre devido a alguma falha em algum recurso e que necessite de correção imediata.
Como gerenciar as mudanças de forma efetiva?
A melhor maneira de gerenciar as mudanças dos seus recursos é reunir todas as informações dos ativos em um inventário. Por meio dele, você tem controle de todos os ativos de hardware e software, permitindo ter informações atualizadas de suas respectivas configurações.
Mantenha-se informado quando ocorrer alguma mudança nos ativos. Para isso, é importante monitorar os estados nas quais as configurações dos seus recursos se encontram. A melhor maneira é notificar alguém quando um evento relacionado às alterações do ambiente de TI. Caso uma licença de algum serviço esteja próxima de expirar, por exemplo, é preciso que o responsável seja avisado para resolver a situação o mais rápido possível.
Sobre a Unit
Pensando nessa situação, desenvolvemos a Unit Platform com o objetivo de auxiliar a gestão de mudança de forma rápida e eficiente. Nela, o Asset Management proporciona a você o controle de todo o ambiente de hardware e software e gerenciamento de licenças. Desta forma, você ganha mais agilidade no controle de ativos e no histórico de alterações e relatórios.
A Unit tem integração com o Telegram, permitindo que você configure e envie notificações por meio do aplicativo. Você pode também optar por enviá-las por e-mail, possibilitando mais agilidade no tratamento de mudanças de configurações.