Lentidao

Lentidão na rede ou nas máquinas?

Usuários reclamam de lentidão na rede? A latência está alta? Os servidores estão demorando para responder? Confira onde pode estar a causa do seu problema e o que fazer para resolver.

Lentidão na rede?  

Lentidão na rede é certamente um dos problemas mais frustrantes que se pode enfrentar, principalmente quando se quer cumprir tarefas importantes.  Existem diversos fatores que caracterizam a lentidão na rede, os mais importantes são:  

  • Há muitos usuários tentando acessar o mesmo servidor. Isto pode resultar em uma alta demanda de dados, diminuindo a velocidade da rede.
  • Existe a possibilidade de que sejam vírus ou malwares no ambiente, degradando a velocidade da rede, pois, muitas vezes, eles consomem grande quantidade de dados via atividades em segundo plano. 
  • Lembre-se de que a os dados acessados pelos usuários (relacionado ao trabalho, ou não) deverá resultar em consumo. Assim, a má utilização dos dados é um fator que reduz a velocidade da rede. 
  • A responsabilidade principal de uma placa de rede é estabelecer a comunicação entre os computadores. Caso ela não esteja funcionando devidamente, provavelmente haverá problemas na rede. Idem para portas de switches ou roteadores danificados. 
  • Um dos pontos cruciais quanto à velocidade da rede é a capacidade do link. Caso a empresa tenha optado inicialmente por link menor e o seu fluxo de trabalho cresceu com o passar do tempo, o risco é não suportar a nova demanda e resultar em uma queda na velocidade da rede. 
  • Muitas vezes negligenciados, quando se fala em detecção de problemas de rede, os cabos também podem ser motivo de lentidão. Mesmo quando não tenham sido cortados ou danificados, eles ainda podem não estabelecer uma conexão eficiente. 
  • Atente-se também a serviços como DNS. Caso o serviço não seja otimizado, é possível que haja uma lentidão na rede, resultado de um tempo de resposta maior para o acesso à internet. 
  • Caso a infraestrutura da TI esteja funcionando devidamente, mas a lentidão na rede ainda persiste, o problema então deve estar no provedor. Muitas vezes, o serviço não é entregue conforme prometido em contrato. Isso acaba afetando toda a rede interna da empresa.

Lentidão no computador? 

Assim como na rede, existem diversas causas para a queda de velocidade em computadores. Você precisa estar atento para os principais aspectos. 

  • Semelhante ao problema na rede, o excesso de programas em segundo plano causará lentidão no funcionamento efetivo do computador. Desta forma, é recomendado você desativar alguns desses programas. Além disso, uma boa dica é garantir que softwares de proteção contra malware não estejam configurados para analisar sua máquina em segundo plano. 
  • Normalmente, um computador começa a funcionar mais lentamente quando passa de três anos de uso. A melhor forma de manter o bom desempenho por mais tempo é permanecer em dia com a manutenção das máquinas. 
  • O computador está ligado por muito tempo? Muitas vezes, os funcionários deixam a empresa com as máquinas ligadas para reutilizar no dia seguinte. É importante orientar sua equipe a reiniciar os computadores pelo menos uma vez ao dia, apagando, assim, o cache e a memória de acesso. 
  • disco rígido está lotado? Isto pode causar a queda de desempenho da máquina. É importante você manter os arquivo e softwares estritamente necessários. O recomendado é ter, no mínimo, em torno de 15% a 20% de espaço livre a fim de otimizar a funcionalidade do computador. 
  • Ter um sistema operacional desatualizado por muito tempo pode se tornar um problema futuramente. Certifique-se de ter a versão mais recente do sistema instalado nos computadores, assim ele mantém um bom desempenho em longo prazo. 
  • Os processadores das máquinas podem sofrer superaquecimento, prejudicando sua velocidade. Neste caso, verifique se os coolers dos computadores estão funcionando efetivamente. Se necessário, você pode adicionar coolers extras para aumentar o fluxo de ar. 

Se um destes fatores condiz com o problema que você está enfrentando, é importante que você se prepare a fim de evitar estes problemas futuramente. 

Como prevenir este problema?  

Não espere o problema acontecer! A melhor forma de prevenção para o seu ambiente de TI é organizar os seus hardwares e softwares. Para isso, organizar os seus ativos em um inventário é a melhor pedida. Com ele você tem condições de localizá-los mais rapidamente, além de saber o quanto de memória está sendo utilizado nos computadores. 

Outra dica é o monitoramento dos seus componentes. Desta forma, você pode planejar antecipadamente a solução de eventuais falhas que podem ocorrer tanto no hardware, quanto no software. 

Sobre a Unit

Sabendo da situação, desenvolvemos a Unit Platform para auxiliar na resolução do seu problema e otimizar o seu trabalho de monitoramento. 

Na Unit, o Asset Management proporciona a você domínio de todo o seu ambiente de hardware e software e gerenciamento de licenças. Desta forma, você ganha mais agilidade no controle de ativos. 

Precisando tomar decisões para eventuais incidentes? O Multisite Monitoring permite que você crie ações de acordo com o tempo de permanência em determinado estado. Desta forma, você tem controle sobre ocorrências de lentidão tanto na rede quanto nos computadores. 

Oferecemos um período de teste da nossa versão na nuvem.

Teste grátis!

Fale direto conosco por e-mail ou telefone 51 3322 5303.

Share on FacebookShare on LinkedInShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Leave a Reply