Multi-tenancy para ambientes distribuídos de TI
Compartilhar é uma atividade natural da vida em sociedade. A humanidade aprendeu, por exemplo, a compartilhar parte do espaço físico que ocupa: de habitações isoladas e distantes, progressivamente evoluiu para a vida gregária em aldeias e cidades, que foram se sub-organizando em bairros com edifícios e condomínios. O desenvolvimento do trabalho, de forma ampla, também tem se transformado ao longo da história, com tendências que apontam para o conceito de economia compartilhada.
No cenário empresarial não é diferente. Otimização e compartilhamento de recursos tem sido fatores fundamentais para o sucesso e até mesmo para a sobrevivência dos negócios.
Especificamente no universo de infraestrutura de TI, há muitos anos as empresas gerenciam de forma compartilhada seus recursos físicos, como impressoras, discos de armazenamento, servidores e uma infinidade de dispositivos. Nada mais natural que os softwares e plataformas também evoluíssem para este modelo de recursos compartilhados. Surge uma nova arquitetura que utiliza as possibilidades do ambiente em nuvem: o modelo multi-tenancy ou multi-inquilinos.
O que é Multi-Tenancy
O modelo multi-tenancy permite que múltiplos inquilinos compartilhem os mesmos recursos físicos, permanecendo logicamente isolados. Existem 4 variações de multi-tenancy: inquilino isolado; multi-inquilino via hardware compartilhado (virtualização); multi-inquilino via container e multi-inquilino via todo o stack de software compartilhado. Este último é uma evolução do modelo anterior, pois, além do container da aplicação, também uma única instância do banco de dados é compartilhada por todos os inquilinos. Há intenso debate sobre os prós e contras dos vários modelos de multi-inquilinos e, a longo prazo, a tendência é que os dois últimos dominem o mercado.
O Unit, desenhado com o modelo multi-tenancy via stack de software compartilhado, é ideal para a gestão de infraestrutura de TI em ambientes distribuídos, tais como:
- Empresas multinacionais;
- Empresas distribuídas (matriz e filiais situadas em localizações geográficas diferentes);
- Empresas com múltiplas divisões de negócio;
- MSPs (Managed Service Provider), que utilizam um único console do Unit Platform para gerenciar seus diversos clientes, permitindo escalabilidade com segurança e autonomia no controle de permissões de usuários.
Arquitetura multi-tenancy do Unit Platform
O modelo multi-tenancy do Unit Platform tem vantagens relevantes:
- É possível segregar a plataforma (criar instâncias) para cada unidade de negócio, com usuários administradores que têm permissões somente em suas unidades;
- A mesma plataforma pode ser utilizada por times técnicos independentes;
- Informações e gerenciamento ficam descentralizados;
- A gestão de licenças é global, realizada pelo administrador geral.
Overview do Unit Platform em ambientes distribuídos
Compartilhe seu cenário de TI conosco e encontraremos uma solução para sua gestão de infraestrutura.
Saiba mais sobre o Unit Platform e solicite um contato!