Website

7 principais fatores de desempenho de um website que você precisa saber

O seu site, assim como qualquer outra área do seu negócio, precisa se manter funcional para atrair cada vez mais visitantes e possíveis clientes. Neste contexto, passa pela sua cabeça a grande questão: “Como vou saber se meu website está saudável?” 

Existem indicadores que mostram se seu site está operando de maneira rápida e efetiva. Sabendo desta situação, confira algumas dicas de como saber se sua página está saudável. 

Visitantes do site 

Um indicador que merece ser destacado é o fluxo de visitantes do seu website. Trata-se de um importante indicativo para saber se o site funciona efetivamente. Você pode utilizar o Google Analytics para captar este tipo de informação. Você pode captar as informações que o Analytics mostra sobre o seu site e adicioná-las a um ou mais dashboards para dar visibilidade aos indicadores de desempenho. 

Caso o fluxo esteja em um nível abaixo do esperado, pode ser que algum problema técnico (seja por lentidão no carregamento da página, ou ainda códigos de erro como 404, 500 ou 503) esteja ocorrendo na página e você não foi informado quanto a esta situação. Para prevenir-se contra este tipo de situação, você pode adicionar os dados e possíveis alertas em dashboards, dando mais visibilidade aos indicadores e dando a você tempo suficiente para agir. 

Links quebrados 

Alguma vez você já tentou acessar um site e se deparou com códigos de erro como 404, 500 ou 503? Isto pode acontecer porque a página talvez não exista mais. 

Links quebrados podem ser um problema grave para os negócios, pois isso, muitas vezes, afasta os visitantes e possíveis clientes. Além disso, se o link for de uma página para comprar o seu produto, você terá de enfrentar prejuízos na receita. 

Para evitar situações como esta, cheque regularmente o seu website. Ter uma ferramenta de monitoramento e receber notificações de possíveis alertas são as melhores formas de prevenção caso algum problema ocorra em seu site. Desta forma, você agiliza o processo de manutenção do seu site e, consequentemente, aumenta o número de visitantes, aumentando, assim, o seu negócio. 

Tempo de atividade 

Os modelos de negócios, em sua maioria, dependem de websites. É evidente que quando um site permanece por muito tempo em inatividade, você acaba sendo prejudicado nas suas vendas. Além do período de inatividade, fique atento também para a frequência com que isto ocorre, porque isto pode atingir gravemente a reputação do seu website. 

No intuito de evitar que a sua página fique fora do ar por muito tempo, você deve fazer o monitoramento regular dela. Assim, você pode preparar o envio de notificações, permitindo que você tenha tempo suficiente para resolver o problema. 

Tempo de carregamento da página 

O seu website demora muito tempo para carregar? O tempo de carregamento de uma página é outro ponto importante de se analisar para saber a situação do seu site. No geral, os visitantes costumam desistir de acessar uma página que demora muito tempo para ser carregada totalmente, o que gera uma diminuição no fluxo de acessos e na receita do seu negócio. 

Um dos fatores que influenciam diretamente no carregamento da página é o tamanho das imagens. Imagens grandes e em grande quantidade geram um alto tempo de carregamento das páginas, aumentando também a insatisfação dos seus visitantes. Desta forma, é necessário que você defina um tamanho padrão para as imagens  

Para ter toda a informação necessária para o seu site, você deve medir a velocidade de carregamento da sua página, assim é possível buscar soluções caso o resultado não seja favorável. Além disso, assim como no fluxo de visitas, você pode adicionar estes dados aos dashboards para manter-se atualizado quanto a rapidez do site, além de otimizar seu tempo configurando ões automáticas para a resolução de eventuais problemas. 

Desempenho geográfico 

A velocidade de internet varia conforme a localização geográfica, por diversos fatores, e isso afeta diretamente o desempenho de websites. 

Se seu negócio é global, está mais do que na hora de você avaliar a performance da sua página em outros países. Para isso você deve testar a conexão do site com os servidores em diferentes localizações no mundo. Assim você terá informações suficientes para entender ainda mais como está o desempenho do site ao redor do planeta. 

Hardware dos servidores web 

Você sabe quanto de espaço em disco tem os seus servidores? Fotos, vídeos e entradas de banco de dados consomem uma quantidade muito grande de disco. 

Uma das causas pelas quais muitos sites deixam de funcionar corretamente é a alta carga de CPU, devido a um elevado número de processos ativos, acarretando em uma redução da velocidade do servidor. 

Para evitar possíveis falhas no seu servidor, você deve monitorar o uso da CPU regularmente. Fique atento também ao uso de memória e ao espaço em disco do seu servidor web. 

Para agilizar o seu trabalho, faça um monitoramento completo dos seus componentes de hardware e adicione os indicadores aos seus dashboards. Você pode também ativar o envio de notificações quando algum imprevisto ocorrer. Assim, você terá de forma prática e eficiente todas as informações necessárias para manter seu site saudável. 

Qualidade do site 

Você já monitorou os aspectos técnicos, mas o seu site ainda recebe menos acessos que o esperado? Você sabia que a qualidade do site também é um importante indicador para o seu funcionamento efetivo? 

Um dos fatores vitais para o sucesso de um site é um bom conteúdo e uma boa experiência de usuário. Para ter uma página de qualidade, atente-se para estes dois pontos e tenha em mente algumas questões que merecem ser respondidas: 

  • O seu site é intuitivo? 
  •  O texto é claro e bem estruturado? 
  • As cores estão distribuídas harmoniosamente? 
  • Seu estilo de redação é apropriado para o seu público alvo? 
  • Quão importantes e relevantes as informações do seu site são para os visitantes? 
  • Existem conteúdos desatualizados no site? 

Sobre a Unit 

Sabendo da necessidade de monitorar o desempenho dos websites, desenvolvemos a plataforma Unit com o intuito de facilitar os seus negócios. Com ela, você pode monitorar os estados em que se encontram os links da sua página, o fluxo de visitantes, o uso da memória do seu hardware e muito mais.  

Você também pode adicionar as informações em dashboards para dar mais visibilidade aos indicadores de desempenho do seu site. 

Oferecemos um período gratuito de teste de 14 dias da versão na nuvem para você poder conhecer mais sobre a plataforma. 

Faça um monitoramento completo do seu website. Oferecemos um período de teste da nossa versão na nuvem.

Teste grátis!

Fale direto conosco por e-mail ou telefone 51 3322 5303.

Share on FacebookShare on LinkedInShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Leave a Reply