Você reconhece a importância do controle das licenças de hardware e software?
Os computadores da sua empresa recebem constantemente a mensagem sobre ativação de Windows? Os sistemas operacionais das suas máquinas não estão funcionando corretamente?
Confira abaixo o que pode estar ocorrendo e o que fazer para resolver esses problemas!
Qual a situação das licenças do Windows?
Não existe nada mais irritante do que receber toda hora a mensagem do Windows avisando que o sistema operacional não está ativado, não é mesmo? As principais causas para esse tipo de aviso aparecer giram em torno da licença do Windows.
Esteja atento para alguns pontos importantes que envolvem a licença do sistema operacional dos seus computadores:
1. Reparos
É possível que algum computador tenha apresentado uma eventual falha e o reparo precisou ser feito por um técnico terceirizado. Muitas vezes, o serviço acaba exigindo a reinstalação do sistema operacional e o responsável pode ter utilizado uma chave de produto para validação do Windows diferente da obtida originalmente.
Nesse caso, é recomendável digitar novamente a sua chave para ativar devidamente o sistema operacional.
2. Muitas máquinas para poucas licenças
Algumas licenças do Windows possuem limites de computadores por licença. Se ela é válida para 5 computadores, por exemplo, você pode instalar o sistema operacional com aquela licença em no máximo 5 máquinas.
Para essa situação, é necessário que você planeje cuidadosamente quantas licenças e para quantas máquinas você vai precisar.
3. Software falsificado
Outro fator que pode causar a não validação da licença é a utilização de uma cópia falsificada do Windows. Por causa disso, o sistema operacional pode não funcionar corretamente, impossibilitando que os recursos do produto funcionem corretamente.
Qual a melhor maneira de monitorar a licença do Windows?
É muito importante manter-se informado sobre as licenças do Windows nos computadores da sua empresa. Recomendamos fortemente o controle desses recursos para evitar os vencimentos das licenças, ou ainda as altas multas da Microsoft!
Faça um inventário das suas licenças para ter um acesso mais rápido e eficiente, além de ter o controle dos status de ativação dos seus sistemas operacionais (licenças adquiridas x utilizadas). Com elas adicionadas ao inventário, é facilita-se ainda mais a identificação de problemas de licenciamento dos produtos.
Uma boa prática que potencializa o processo de controle é o envio de notificações de alterações de software e hardware para a equipe responsável. Centralize as informações dos seus ativos de modo que facilite a identificação dos estados das suas licenças.
A melhor forma de dar a visibilidade necessária aos indicadores é por meio de dashboards. Assim, toda a equipe de TI saberá sobre os estados dos recursos em tempo real.
Nossa solução de inventário
Pensando nesse cenário, desenvolvemos a Unit Platform para auxiliar o monitoramento da infraestrutura de TI.
Dentro dela, o Asset Management permite que você e sua equipe de TI:
- controlem a situação das licenças do Windows
- recebam notificações qualquer mudança no ambiente de hardware e software
- gerenciem licenças em uso no seu ambiente, verificando quais estão sendo utilizadas e em que quantidades
Com o Business Metrics você pode criar dashboards gráficos via widgets, de fácil integração com outras ferramentas, e compartilhamento via URL com um clique. Incluindo relatórios sobre quantidades de licenças não cadastradas, expiradas e utilizadas, relatório de mudanças e utilização de dispositivos por usuários.